Notícias

STEVE JOBS

Por Woods, 06 de setembro de 2013
Steve Jobs: A Biografia, de Walter Isaacson, foi publicada em 2011, logo após a morte de Jobs. As 632 páginas narram desde sua infância até seu afastamento e sucessão por Tim Cook. Isaacson teve acesso a amigos e funcionários da Apple (o próprio Jobs pediu durante anos para que Isaacson, editor da revista Time, contasse sua história). Cerca de 380 mil cópias foram vendidas já na primeira semana de lançamento nos Estados Unidos. Agora, dois anos depois da morte do criador da Apple, está sendo lançado o filme Jobs, dirigido por Joshua Michael Stern (no Brasil, a previsão de estreia é 6 de setembro). Ashton Kutcher faz o papel principal e Lesley Ann Warren é Clara Jobs. Veja a diferença entre as duas obras: 
 
O começo - no filme
Começa em 2001, quando Jobs anuncia o iPod. Na cena inicial, o presidente da Apple tira do seu bolso o aparelho e revela cerimoniosamente que dentro dele é possível guardar mil músicas em formato digital. O longa não mostra as consequências da invenção, que alterou o comportamento do consumidor. Pela primeira vez era possível comprar faixas de músicas isoladamente. 
 
O começo - no livro
O filme não conta como Jobs chegou ao projeto final do iPod, mas no livro os processos de criação são detalhados. Ele aparece como alguém exigente e insatisfeito. Pressionava seus funcionários ao limite, a ponto de ameaçá-los de demissão caso não fizessem algo que, à época, parecia impossível: um sistema de busca rápida de músicas, em que se chegasse à função desejada em três cliques. 

A juventude - no filme
De 2001, o filme volta para 1974, quando ele estava na faculdade – e não se sentia confortável em gastar o dinheiro dos pais com a mensalidade –, e vai até 1996, quando reassume a presidência da Apple, de onde tinha sido expulso em 1985. O longa ignora completamente a fase “Pixar” de Jobs.  
 
A juventude - no livro
Mostra a tensão criada com seus pais porque não queria ir à faculdade. Jobs comprou a Pixar em 1986 e gastou tanto dinheiro que pensou em vendê-la. Isso até assinar um contrato com a Disney para fazer três animações, uma delas Toy Story. O resto você
já conhece. 

Pedir Música